top of page

Biografia

Natural de Taquara (RS) e atualmente residindo em Porto Alegre (RS), Mariano Telles é um violonista, compositor, produtor musical e professor. Sendo um músico eclético, sua principal identidade artística emerge da fusão da tradição do violão brasileiro e latino-americano com elementos eletrônicos e tecnológicos, em uma pesquisa sonora e estética que transita entre o universo da música instrumental e da trilha sonora.

mt_baden65_edited_edited.png
mt_baden98_Easy-Resize_edited.png

Seu primeiro contato com a música ocorreu na infância, através do teclado, instrumento que seu pai estudava. Posteriormente, influenciado por sua mãe, que tinha grande apreço pelo violão, ele começou a se interessar por esse instrumento. Iniciou seus estudos na cidade de Taquara com o professor Álvaro Vicente, que o introduziu ao mundo do violão clássico. Após alguns anos, passou a estudar com Daniel Sá, preparando-se para ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se graduou com láurea acadêmico como Bacharel em Música, com habilitação em violão, sob a orientação de Paulo Inda. Durante seus anos universitários, participou de diversos festivais, seminários e masterclasses, aprimorando suas habilidades com alguns dos nomes mais proeminentes no cenário violonístico.

Em 2017, lançou seu primeiro trabalho fonográfico, intitulado 'Ária Metropolitana', resultado de uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo no site Catarse. Sobre esse trabalho, o crítico musical Juarez Fonseca escreveu no Jornal Zero Hora: 'Mariano mescla ritmos gaúchos, música erudita, música brasileira e rock progressivo com maestria, resultando em uma sonoridade única'. Além disso, a faixa título do álbum ganhou um videoclipe produzido em parceria com o videomaker americano Mindrelic, enquanto as faixas 'Carmim' e 'Souvenir' também receberam videoclipes produzidos por Bruna Zanatta e Vitória Macedo, respectivamente. O videoclipe de 'Carmim' foi selecionado no quadro 'Talentos' do canal Um Café Lá em Casa.

mariano telles (créditos - Vitória Maced
mt_baden76_Easy-Resize_edited.png

O músico já atuou como solista junto à Orquestra de Cordas da Unisc, participou da gravação e lançamento do disco 'A Lua de Santiago', do acordeonista Fernando Ávila, e foi atração em projetos como o Sofar Sounds, Vale da Música da Ópera de Arame de Curitiba, Virada Sustentável de Porto Alegre, Festival Ângela Flach, Ecarta Musical, entre outros. Em 2019, produziu e apresentou o espetáculo 'Baden Power' no Teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mário Quintana, que consistiu em uma série de releituras da obra de Baden Powell, fundindo o violão brasileiro com uma sonoridade eletrônica.

Além de seu trabalho como músico e compositor, Mariano Telles colaborou como compositor de trilhas sonoras originais e sound designer para diversos projetos, criando e produzindo música e efeitos sonoros tanto para produções audiovisuais quanto para videogames, trabalhando com empresas como Adoção Tardia, Kreativitas, Govak Reality, Sorora Games, entre outras.

mt_baden48_Easy-Resize_edited.png
mt_baden49_edited_edited.png

Por mais de 17 anos, Mariano vem também desenvolvendo uma carreira sólida como educador musical, atuando como professor de violão em várias instituições, incluindo a escola Piano&Cia, Casa da Música de Poa, projeto Santa Cecília e o Curso de Extensão da UFRGS.  Atualmente dá aula exclusivamente em seu próprio estúdio, na cidade de Porto Alegre

bottom of page